fevereiro 07, 2011

Anderson "Spider" Silva

Anderson da Silva (São Paulo, 14 de abril de 1975) é um lutador brasileiro especialista em Muay Thai e atual campeão mundial peso médio (até 84 kg) do UFC. Na atualidade, é um grande representante das artes marciais brasileiras no mundo.

Nascido em São Paulo, aos 4 anos de idade foi morar com os tios em Curitiba, onde começou aos 7 anos com o Taekwondo, na qual se tornou faixa preta com 18 anos de idade. No Muay Thai, Anderson foi segundo faixa preta (junto com Katel Kubis) formado pelo Mestre Fábio Noguchi em Curitiba. Ele também é faixa preta em judô e faixa preta de jiu-jitsu dos irmãos nogueira (Minotauro e Minotouro).

Anderson Silva tem cinco filhos. Ele é considerado o melhor lutador de MMA (artes marciais mistas) do mundo (pound for pound), aparecendo na frente de figuras como José Aldo e Georges St. Pierre e Fedor Emelianenko.




Carreira no MMA

Anderson estreou no Mecca, em sua primeira luta, foi derrotado pelo também brasileiro Luiz Azeredo por decisão dividida dos juízes. Após essa luta, conseguiu nove vitórias seguidas, sendo seis delas por (T)KO. Nessa série de vitórias, ele venceu Hayato Sakurai, luta em que obteve o título de campeão peso médio do Shooto.

Pride e Cage Rage

Em 2002, Silva passou a lutar no PRIDE. Em sua primeira luta venceu Alex Steibling. Anderson venceu também, o então campeão dos pesos meio-médios, o canadense Carlos Newton. Silva ganhou com uma joelhada depois de Newton tentar golpeá-lo.

No Pride 26, Silva enfrentou Daiju Takase, que considerando seu cartel até então de quatro vitórias e sete derrotas, credenciava a Anderson o favoritismo. Porém, o japonês conseguiu uma queda logo no início na luta, e conseguiu manter no chão até finalizar o brasileiro com um triângulo.

Após a derrota para Takase, Anderson Silva lutou em outros eventos. No Conquista Fight 1, venceu o brasileiro Waldir dos Anjos por nocaute técnico. Em 2004, lutou no Gladiator FC: Dia 2 enfrentou o lutador Jeremy Horn, na qual obteve uma vitória por decisão. Três meses depois, Silva fez sua estreia no Cage Rage na Inglaterra. No Cage Rage 8 Anderson lutou e derrotou Lee Murray por decisão.

Naquele mesmo ano, Silva retornou ao Pride para enfrentar Ryo Chonan. O japonês conseguiu finalizar Anderson Silva no terceiro assalto após sofrer vários golpes durante a luta.

Após a derrota, Anderson continuou a lutar no Cage Rage, e em outros eventos. Depois de defender com sucesso duas vezes seu título no Cage Rage, Anderson Silva lutou no Rumble on the Rock 8 contra Yushin Okami na primeira fase do torneio dos médios. Nesta luta chutou o rosto de Okami em posição de guarda, que pelas regras do evento era proibido. O japonês poderia voltar a luta, mas prefiriu não continuar, o que resultou na desqualificação de Anderson Silva.

Carreira no UFC

No ano de 2006, Silva passou a combater no Ultimate Fighting Championship no evento Ultimate Fight Night 5, com vitória sobre Chris Leben. No dia 14 de outubro de 2006, no UFC 64, Anderson Silva teve a oportunidade de disputar o cinturão da categoria de pesos médios no UFC contra Rich Franklin, onde venceu no primeiro round de forma arrasadora. Foi o segundo oponente que derrotou Franklin, depois de Lyoto Machida.

Titulos

Shooto
Campeao do Meio Medios do Shooto
Cage Rage
Campeão do Meio Medios do Cage Rage
UFC
Atual campeão do cinturão dos Medios do UFC
Vencedor da Luta da Noite (3 Vezes)
Vencedor da Finalização da Noite (2 vezes)
Vencedor do Nocaute da Noite (2 vezes)
Unificou os Cinturões do UFC Medios e Pride Meios Medios
Recorde de maior número de vitórias consecutivas no UFC (13).[19]
Recorde de maior número de vitórias consecutivas em defesa de título no UFC (8).[20]
World MMA Awards

Luta do Ano (2010): Anderson Silva vs Chael Sonnen no UFC 117

Última Luta: Silva vs. Belfort (06-02-2011)


AS MELHORES